Mate o pecando antes que ele mate você

 


Falar sobre pecado na era da relativização é meio antiquado, não é? Como assim pecado? Quem é você para falar sobre pecado? Se me faz sentir bem, isso é o que importa... Essas são palavras comuns em nosso convívio.

Mas, deixando de lado a doutrina da relativização, e acessando a doutrina da palavra de Deus, as perguntas que surgem, são as seguintes: o que a bíblia fala sobre como devemos lidar com o pecado? Ele é eliminado por meio de palavras positivas? Devo soltar as rédeas da minha vida para possuir a plenitude do Espírito e vencer o pecado? O Espírito é quem luta por mim, enquanto me delicio com pipoca e Coca-cola? Precisamos sair de cena de alguns ambientes e abandonar pessoas?


O magnífico livros de John Owen, sobre a mortificação do pecado, nos ajuda a lidar com o pecado da seguinte forma:

Mortifique-se, faça da mortificação o seu empenho diário, ocupe-se sempre dela enquanto viver, não interrompa um só dia essa obra; preocupe-se em matar o pecado, senão ele acabará matando você” (OWEN, 2005, p.33).

Beleza Douglas, compreendi a necessidade de fazer guerra contra minha carne, que gera o pecado, mas, como fazer?

Uma terrível e assustadora verdade bíblica, que devemos carregar é ...e o pecado, após ter se consumado, gera a morte (Tg 1:15). O pecado é terrivelmente o abismo que nos separa da vida, da luz, da paz e principalmente da comunhão com nosso Pai. Por isso, há necessidades urgentes de destruí-lo, antes que ele venha destruí-nos.

Em Romanos 16:20, Paulo escreve: “O Deus de Paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés”.

Sabendo dessa verdade, Satanás está em paz? Está feliz? Satisfeito? Contente? Despreocupado?  1.000 X Não multiplicado por Não!

Satanás já ficou totalmente furioso com sua derrota por meio da ressurreição de Cristo, ele não ficará em paz, sabendo que a hora se aproxima, onde o Pai, por meio do poder do Filho esmagará, humilhará e destruirá com os pés santos da igreja, a cabeça de Satanás. Pense por um minuto nessa cena e veja o que isso manifesta em Satanás? Ele não descansa, não dorme, não faz outra coisa senão tentar diariamente frustrar os planos de Deus, usando sua arma fatal contra os que estão envolvidos nesse plano. Dessa forma, ele usa o pecado, sua arma infalivelmente fatal para destruir os planos de Deus.

Se o pecado estiver atuando em nós, e se não estivermos o mortificando, estaremos perdidos e entregues a morte. Estaremos dando munição para Satanás frustrar os planos de Deus. Pense em uma guerra, onde o pecado é seu inimigo, se você encontra-se preguiçoso, desanimado, desocupado, desorientado e não o golpeá-lo até a morte. Tenha certeza que ele te golpeará até a sua morte. E aí, vai ficar esperando o pecado te vencer e te eliminar do plano glorioso de Deus?

Em Romanos 8, o apóstolo Paulo explica como a lei do pecado atua em nós e como podemos vencê-la. Não se engane, sozinho, você nunca sobressairá. O segredo para vencer essa guerra é a mortificação diária do pecado, por meio da nova natureza e do Espírito Santo. É assim que Paulo ensina, somente no capítulo 8, o apóstolo evidência a ação do Espírito por 19x.

Assim escreve Paulo: “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”. Romanos 8:13 (ARA)

Para que possamos prevalecer sobre o pecado que gera morte e separação total da pessoa de Deus, foi nos dados, por meio do Espírito essa natureza nova, uma natureza que custou a vida de Jesus.  Somente revestidos com essa natureza e guerreando com o Espírito contra a carne e suas obras, venceremos. Como participantes da nova natureza (2Pe 1:4,5), temos o privilégio de fugir da corrupção do pecado que há no mundo. 

Segundo Owen, a coisa mais injusta e impensável, numa luta entre dois combatentes, seria amarrar um deles para impedi-los de dar o máximo de si, deixando o outro em liberdade para ferir seu oponente a bel-prazer.

Amarramo-nos e deixamos o pecado atuar para nos matar, quando recusamos andar no Espírito e nos alegrarmos com os hábitos em nosso interior (Gl 5:22). Amarramo-nos e permitimos o pecado atuar para nos matar, quando inclinamos, ou seja, fazemos da carne e suas obras nosso alimento diário. Quem possui um estilo de vida construído sobre a carte e suas obras, certamente essa pessoa não pode agradável a Deus.

Somente o Espírito nos ajuda mortificar a carne através de 3 preciosas lições:

Quando lho permitimos transbordar graça em nosso coração, gerando intenso prazer pela bíblia, para estudá-la diariamente, fazendo com que esse estudo nos torne árvore frutífera, que glorifica a Deus e abençoa todos os que se aproximam de nós. Por meio desse transbordar, o Espírito nos faz crescer diariamente, prosperar ricamente e frutificar intensamente no perdão e amor de Cristo, em contraste com as obras da carne que nos oprime, nos amarra, nos sufocam e nos conduz a sequidão.

A missão do Espírito, como um cardiologista, se dá ao transplantar um novo coração em nós. Ele remove com poder eficácia o velho, eliminando a raiz da depravação que ama as obras da carne, e insere um novo coração. Coração que vibra por ser a rica habitação de Deus por meio do seu Santo Espírito para nos guiar em um caminho de Verdade e Vida.

Por meio da introdução da Cruz, no coração do pecador, nos é oferecido através da Fé, uma genuína comunhão com Cristo por meio de seu sofrimento e morte. Essa comunhão nos capacita enfrentarmos e vencermos o pecado, mesmo que, através dessa luta, vivamos uma vida de sofrimento, dor e morte. A comunhão com Cristo, eternamente certifica-nos de que, a morte para tais lutadores, não significa o fim, e sim um passo adiante rumo ao pódio (Hb 11), onde, aqueles que venceram a luta contra o pecado e a morte estão, no aguardo de Jesus, que os coroará com uma coroa incorruptível e os farão esmagadores da cabeça daquele que tentou dia após dia, nos separa do nosso mui Digno Senhor!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Uzá morreu ao tocar na Arca da Aliança?